Junta de Freguesias de Ardegão, Freixo e Mato

Igreja de Freixo

Reedificada em 1743, não se lhe conhecendo a sua tipologia primitiva. Podemos constatar a existência de alguns elementos tais como a cripta de S. Bernardo, sobre a porta lateral e a vieira ou concha de S. Tiago que se encontra sobre a porta principal de entrada da igreja virada a Poente, elementos estes que nos levam a supor que existiu outra igreja antes desta actual.


Constituída por três naves. O altar mor é ladeado pelo padroeiro S. Julião e sua esposa Stª Basilisa. Alem do altar mor existe ainda os altares de Senhora do Rosário, Senhora de Lurdes, Coração de Jesus, Senhor Crucificado e altar das Almas, todos eles com belíssima talha dourada.


Junto ao altar das Almas ou do Arcanjo S. Gabriel, encontra-se lavrada numa coluna em pedra, uma Bula datada de 18 de Maio de 1789 emanada pelo Papa Pio VI concedendo privilégio relacionado com as missas mandadas celebrar pelas almas do purgatório.


Esta igreja é rica em arte e simbologia cristã. Possui pinturas muito antigas no tecto alusivas à última ceia de Cristo e sua paixão.


Na área envolvente da Igreja paroquial temos também o salão paroquial, tendo sofrido recentemente obras de beneficiação, casa mortuária e recentemente construído um parque de estacionamento, ajardinado, com acesso ao adro da igreja por uma pequena escadaria.



© 2021 Junta de Freguesias de Ardegão, Freixo e Mato. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • GESAutarquia